quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Peixe podre tem gosto de... podre?

Cara, pior que é. Tem mesmo gosto de podre aquela merda. E o pior é que não é realmente podre, é mais tipo "fermentado"(leia-se meio podre)

Daí negada, sussegados?!

Cara, fiquei impressionado com aquilo, sério mesmo. E o cheiro nem é a pior parte. O gosto mesmo que é horrível. Tá, deixa eu descrever minha epopéia pra vocês.

Lá fui eu, encontrar o rotariano "especial"(leia-se totalmente louco) que ia acompanhar-me até meu inesperado destino. O nome do cara é Knut, algo assim. Meio velho, ele é o prosecutor (não sei a tradução, procurem vocês) da região que vai de Kristinestad até Vasa, eu acho. O cara é massa, super inteligente, mas não bate muito bem da cuca, fato.
Bem, depois de uns 40 minutos de ônibus, eu cheguei em Kristinestad. Na verdade, não era bem em Kristinestad. Era uma vila afastada, no esquema de vila histórica de pescadores. Estranho, mas bem massa. Super bonito também.

Esse aí é o lugar onde eu "comi". Bem bonito, parece restaurante de praia. Bem, na real é um restaurante de praia... A vista era linda, só foi uma pena estar meio chovendo. E quase anoitecendo também.
Bem, começou então o evento. O cara responsável por tudo começa a explicar a origem do costume. A lenda é mais ou menos assim: lá pela idade média (ou sei lá quando) a Suécia estava em guerra com alguém (provavelmente a Dinamarca), e sofreu um bloqueio comercial. Sem comércio, sem sal pros caras. Sem sal pros caras, sem ter como conservar alimentos. Logo, os peixe começou a apodrecer. Fermentar, na verdade.  E para parar esse processo (quando já estava praticamente podre) eles adicionaram o pouco de sal que ainda existia (puta desperdício, podiam ter usado pra cozinhar uma vez na vida). Como só tinha isso e coalhada pra comer, eles misturaram os dois com legumes frescos (cebola, tomate, essas coisas) e comeram. Sabe Deus porque, eles acabaram gostando. E assim criou-se o costume de comer peixe podre levemente fermentado.
Meio legal até, a festa e tudo. Muita bebedeira, muitos schnaps (não sei se é assim que escreve) e música de beber. Até que você se diverte, depois que se acostuma com o cheiro (o que me demorou uma hora mais ou menos. Antes disso eu tava quase vomitando o tempo todo).

Ainda assim, eu agora posso falar que vim até a Finlândia pra comer peixe podre vindo da Suécia! Fuck yea!

Acho que por enquanto é isso negada. Desculpa a demora dos posts, mas eu ando muito ocupado fazendo nada. Como não posso dormir na aula de psicologia, terminei de escrever o post =D

Beijudas!

2 comentários:

  1. Ahhh amigoo tem que se acostumar,lugar diferente,culturas diferentes =].
    Experiencia propria ;P
    To morrendo de saudades suas chamine ambulante *-*

    beijos
    by:índia

    ResponderExcluir
  2. ew.. eu realmente não comeria peixe podre!!

    ResponderExcluir