sábado, 21 de agosto de 2010

Escola e peixe podre...

Dae negada!

Não sei porque, mas eu acordei hoje com vontade de escrever pra vocês! Curioso...
Não tenho muito o que contar, na real... Antes de ontem foi o meu aniversário, que foi bem massa... o povo do colégio fez uma surpresa, cantaram parabéns em sueco e me deram um cachecol da finlândia... além disso também ganhei um pingente com o leão da Finlândia da minha mãe e um livro sobre o país do meu pai. No dia eu também fui à minha primeira reunião do Rotary aqui, e foi bem massa. Eles me convidaram pra um evento folclórico relativamente peculiar que será hoje à noite. 
É um jantar típico da cultura sueca onde eles comem... peixe podre, basicamente. Meu avô disse que o gosto é muito bom, mas eu não sei ainda. Quando eu voltar de lá pode ter certeza que eu vou contar pra vocês!

Ah, a escola. Eu prometi que ia contar como que é né. Bem, basicamente é uma escola americana. Armários, cada professor/matéria com sua respectiva sala, você muda de sala todas as aulas. Almoço na escola, de graça, aquele básico de buffet e mesinhas. Ainda não sei se aqui tem a mesa dos populares e a dos nerds como nas escolas americanas, mas sento sempre com o pessoal do terceiro ano, que são os que primeiro vieram falar comigo.

Já tive aula de sueco, de música, psicologia, artes e história. Tenho 12 aulas de música por semana, mais do que qualquer um na escola. Acho que é porque eu não preciso de nota nem de exame no final do ano, então tá susse. Música é legal, eles tão bolando dois concertos pra fazer aqui e talvez em Vasa também. Bem massa. Só que eles só tocam música deprimente, gay. Eu já toque o terror ali. Pro primeiro grupo sugeri Born to be Wild, clássica. Pro segundo, sugeri uma impro de blues bem massa, mas não sei se vai rolar. O curioso é que é na Born que o pessoal mais se diverte. Nas outras todo mundo fica com cara de taxo tocando. Uma bosta, mas tá. Fazer o que né...

A aula de sueco é fodinha. Na real todas são, porque eu não entendo quase nada. QUASE nada. Às vezes eu entendo uma coisa ou outra, mas tenho que prestar muita atenção, e vocês sabem que prestar atenção na aula não é meu forte... Tenho que me esforçar demais pra isso. Eu sei que a minha primeira aula de sueco foi uma conquista. A professora pediu pro povo se apresentar, e eu me apresentei em sueco! E depois ainda escrevi uma "carta" sobre mim e minhas expectativas para o curso, tudo em sueco! E a professora conseguiu entender tudo, o que é melhor ainda!

Aula de psicologia. Interessante, mas meio pé no saco. Quer dizer, eu gosto de psicologia, mas quando eu consigo entender mais do que 5 palavras na aula toda...

Aula de artes. Pé no saco, estamos estudando perspectiva. CARA é muito chato desenhar uma mesa várias vezes, sério mesmo.

Aula de história, a mais massa até agora. Não por eu entender mais, o que não é o caso. Mais porque o meu professor é totalmente pirado. E também porque o maluco decidiu que a turma precisava praticar o inglês, então convidou-me a dar duas aulas pro povo, em inglês. Uma sobre história romana (só porque eu falei que eu gosto) e uma sobre história da colonização da américa latina (essa eu quero ver). Mas tá, vou fazer né. Qualquer coisa é boa pra dar uma puxadinha de saco nos professores.

Mas olha cara, mesmo a escola sendo super massa, tendo muita liberdade e tal, eu ainda sinto falta daí. Não da escola daí, cruzes. Mas daí, no geral. Aqui é lindo, super legal. E eu tenho tanta coisa pra fazer aqui que, embora eu pense no Brasil, nos meus amigos e na minha família o tempo todo, é raro eu parar e ficar pensando só nisso. Só antes de dormir, daí é foda. Eu penso em todas as coisas que me fazem falta, e começo a entender melhor o enigmático significado da palavra "saudade". É muito foda mesmo.

Mas olha, eu tenho sido muito feliz aqui. Hoje faz duas semanas que eu estou aqui na Finlândia, e uma semana que eu estou aqui em Närpes. Tem sido bem legal, eu aprendo uma coisa nova a cada dia, conheço pessoas novas... É bem massa mesmo.

Pois é meu povo, acho que por enquanto é só... vou ficar por aqui porque meus dedos já estão doendo de tanto escrever... Se cuidem aí, a gente se fala quando eu voltar do Festival do Peixe Podre.

Beijundas!

Um comentário: