domingo, 21 de março de 2010

Troca de e-mails

Oi negada =)
Então, vocês não sabem como é foda encontrar coisas pra escrever aqui, sendo que eu ainda nem estou lá na Finlândia. To escrevendo mais pra deixar vocês a par com as pouquíssimas novidades.
Estou trocando e-mails com o Lucas Stier, o intercambista do Brasil que está lá na Finlândia agora. Quando eu estiver indo, ele estará voltando.
Eu peguei o e-mail dele com a Elisa, da equipe do intercâmbio. O cara é super gente fina, e a cada e-mail que ele me manda, vem um texto cheio de informações muito úteis, e muito legais também!
Bem, eu ainda não sei pra qual cidade eu vou e, segundo ele, só vou saber lá pelo final de junho. O Lucas tá numa cidade chamada Kauniainen. "Cidade" é meio que um elogio, o lugar é mais uma vila. Ou um bairro, se preferirem. Tem 8 mil habitantes, e só 6km²! É a menor cidade da Finlândia em área, e é englobada por outra cidade, Espoo. Mas o cara falou uma coisa que é fato: cidade pequena é melhor. Segundo ele, lá em Kauniainen ele não sai na rua sem encontrar alguém conhecido. Isso eu achei legal ^^
Ele também me disse que eu vou poder viajar para a Estônia, pra São Petersburgo, fazer o Eurotur, e ainda tem uma viagem de graça pra Lapônia (a região norte da Finlândia, onde mora o Papai Noel e suas reninhas).
Tirando isso ele me contou como é a escola lá, que é bem diferente. Mas a explicação é muito comprida e enrolada, então vocês vão ficar sem ela. O Lucas também disse que eu me fodi gostoso: os preços lá são medonhos! Bem que eu imaginei, né. Diz ele que o jeito é mão converter para Real, sabe.

Tirando o Lucas, também to falando com a Tiito, a finlandesa que está aqui em Curitiba. Mas ela tá viajando, então ainda não começamos a falar nada muito interessante. Se tudo der certo, quando ela voltar a gente vai se encontrar pra conversar um pouco sobre lá, e ver se eu já consigo enganar no finlandês.

Ah, o finlandês... que língua fodinha essa, cara! Sério, é muito estranha mesmo! Eu baixei um audiobook que ensina o básico, e estou começando a estudar por ele, mas é muito foda! Vou ver se consigo aprender o máximo possível até ir pra lá, sabe.

Por enquanto é só, negada. O próximo post provavelmente contará com relatos do Lucas sobre a família lá, sobre os preços das viagens, sobre os meios de transporte de uma cidade para a outra e sobre as saunas.
Vocês devem estar dizendo "tudo bem ele perguntar isso pro cara, mas por que falar pra gente? Daí o que ele vai escrever quando estiver lá?". Bem, eu vou colocar aqui os relatos do Lucas pra comparar com os meus depois. E é óbvio que os meus relatos vão ser mais detalhados, afinal o Lucas só está me dando uma visão geral da coisa... e eu pretendo escrever aqui quase todos os dias quando estiver lá, pra dividir com vocês daqui do Brasil as minhas experiências.

É isso aí, negada. A gente se fala mais pra frente!

Beijundas!

3 comentários:

  1. "mas por que falar pra gente?"
    pq eu kro sabe tdooooo! e mais uma coisa... axo ke mesmo sendo longa, vc deveria contar como eh a escola, è uma das partes mais interessantes (tirando a finlandesa ke ta no Brail è claro, como ela è? hsuahsuahsu).

    ResponderExcluir
  2. hsuahsuahusahusa então, a finlandesa que tá aqui é gatinha sim, renan... não posso falar mais pq minha namorada lê o blog tbm ;P
    mas eu vou contar melhor como é a escola. quando eu estiver lá, oras. vai que a minha escola é diferente da do lucas?

    ResponderExcluir
  3. humm... soh!
    vc vai continuar o namoro nesse 1 ano que estiver la?
    se a resposta for "nao", axo melhor a Francieli fikar de olho hein! =D

    ResponderExcluir