terça-feira, 7 de setembro de 2010

Fatos Curiosos da Finlândia - I


Boooooom dia negada! Bem, boa madruga pra vocês né... aqui são só 9 da matina, o que significa que aí são 3 da madruga!

Aaaanyway, estarão vocês prontos para receber a primeira edição deste fascinante semanal de curiosidades da cultura setentrional européia?

A primeira curiosidade que eu trago a vocês é parte da vida escolar. Primeiramente, é bom explicar que a escola aqui é mais longa do que aí. O povo aqui sai da escola aos 18, não aos 17. O que significa que o pessoal do terceiro ano aqui já tem carteira de motorista e alguns até carro. Fato interessante, mas este não é o fato do dia.
Como o pessoal do terceiro ano passa só metade do ano letivo (o ano letivo inteiro vai de meio a meio, não de começo a fim do ano real), eles têm o ano mais foda e divertido de todos. Também passam o ano todo estudando, quase sem vida, que nem no terceirão aí do Brasil.
A diferença é que aqui eles têm uns esquemas muito legais chamados Dias Temáticos. Deve ser pra lembrar da infância.
Lembram quando a gente estava no maternal, e tinha o "dia do brinquedo" ou o "dia do adulto" ou coisa do gênero? Então, é a mesma coisa...
Essa aí em cima é uma foto do dia do "After-Ski". Basicamente, eles se vestem como se tivessem acabado de esquiar. Por isso os curativos (porque todo mundo aqui, aparentemente, se machuca esquiando) e os óculos e tal. O mais engraçado é que tava quente pacaceta nesse dia, e eles tiveram que usar isso o dia todo. Claro, ninguém é obrigado a vir assim, mas quem vem é fiel ao movimento né.
Hoje também é um dia temático, além de bem nostálgico. Lembram, claro, do dia do pijama né?

Então, hoje é o dia do pijama aqui! É muito engraçado ver o pessoal todo de pijama (os que dormem pelados tão com roupão, antes que algum animal pergunte). Acho que vou levar isso pra faculdade aí no Brasil quando eu voltar!
O povo aqui até posou pra foto no ginásio! Mas viu, minhas amigas aqui pediram pra eu falar pra vocês que elas não são loucas não, isso é totalmente normal aqui. Aqui.

Bom, acho que por enquanto é só. Semana que vem, preparem-se para a segunda edição do famigerado Fatos Curiosos da Finlândia! E aguardem mais um post que tá no forno sobre a noite da mini-lagosta!

Espero que tenham gostado, ó seres ávidos pelo conhecimento cultural nórdico, deste post. Por favor comentem se eu devo continuar com isso ou se devo parar de ser idiota e simplesmente continuar como tava =D

Beijundas!



4 comentários:

  1. orra, poc. adoro ler teu blog.
    eventualmente venho aqui ver o que se passa haha
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. oiii erick :D
    ah lah onde eu moro tambem tem isso
    agente chama dia do mico :D
    toda sexta feira os 3roes escolhem um tema e todo mundo tem que ir, quem nao vai tem que paga tipo 2 reais. É pra junta dinheiro pra formatura :D
    mas legal, eu leio seu blog quase sempre, continua postando ai sim! :*

    ResponderExcluir
  3. acho que você, como bicha viajando, deve continuar a escrever como antes, e, escrever os fatos curiosos tambem, alem de lembra de entra no skype pra conversa em off xD

    ResponderExcluir
  4. Pô cara...eu sou suspeita falar...mas tenho achado 10...isso dá um livro...

    ResponderExcluir