quarta-feira, 9 de junho de 2010

Svenska...

Ooooi negada =]

Tudo tranquilo com vocês, meus fiéis seguidores?
(Não que eu saiba de mais de 10 fiéis seguidores...)

Gente, estou passando por aqui rapidinho só pra fazer uns comentários sobre a minha primeira aula de sueco, que foi ontem às 9 da matina. Ah, pra quem estiver interessado, fica no oitavo andar do Edifício Asa, na rua Voluntários da Pátria, ao lado da confeitaria Swisse (ou algo assim. É perto da Praça Ozório, tá).

Então, tenho que ser bem rápido mesmo, porque tenho que terminar (leia-se começar) um trabalho de redação pra amanhã: resumir um artigo de umas 5 páginas em 100 palavras! Massa né. Algum voluntário? Não? Não mesmo? *fuck*

Anyway, contemos da aula de sueco. Sueco em sueco é svenska, por isso o título tá. Só pra esclarecer...
Então, faço aula na Swedcham (Câmara de Comércio da Suécia em Curitiba) com a professora Janice. Ela é bem massa, super querida e educada, e o café dela é uma delícia.

Como eu comecei ontem, ainda não posso escrever um post inteiro em sueco. Não que eu venha a fazer isso algum dia, porque daí ninguém iria entender...
Sueco é uma língua interessante. Parece um pouco com inglês, um pouco com francês e um pouco mais que pouco com alemão. Mas, ao mesmo tempo, é totalmente diferente... Os fonemas são totalmente estranhos, e as letras NUNCA soam como no português, embora tenha um pouco de influência latina.
Achei uma língua lógica, e bem inteligente. O melhor exemplo é a palavra GIFT(leia-se iift). Ao mesmo tempo que significa casamento, também pode significar veneno. Exato: CASAMENTO = VENENO.
Curiosa a inteligência da língua né xD

Bem, ontem eu peguei o meu material e já estou estudando com bastante dedicação, pra que eu chegue lá sabendo o máximo possível né... Não quero chegar lá sendo um noob que só sabe falar Hej (oi).

Tá, por hoje é isso... agora eu vou escolher o meu artigo e fazer a merda do trabalho. Pra variar, me arrependi de ter deixado pra última hora, mas fazer o que...


Beijundas!

3 comentários: