quarta-feira, 2 de junho de 2010

Närpes!

Daí negada, tudo tranquilo? =D

Então, deixem-me contar a minha mais atual novidade.
Eis que, há uns três dias, estava eu às 4 da matina no computador quando decidi olhar o meu orkut. Lá tinha um recado da Thais (aquela mina de foz que vai pra Finlândia também) falando que ela tinha mandado um e-mail pra um cara do Rotary de lá, e que o cara tinha falado a cidade dela. Muito simpática, ela me passou o e-mail do cara e eu mandei um e-mail pra ele na mesma hora.
Bem, fui dormir uma meia hora depois. Na manhã seguinte, fui checar o meu e-mail e vi um nome estranho, não o mesmo que a Thais tinha me passado. Mas o e-mail do cara falava sobre o intercâmbio, então eu abri.
Esse cara é o responsável pelos intercambistas na cidade de Närpes, que fica no Distrito 1380, parte Oeste da Finlândia. Ele me disse que é lá que eu vou ficar.
Então eis que eu já sei a minha cidade, agora vamos aos seus dados:
- Närpes tem uma população de 9.468 pessoas (ou seja, morarei numa aldeia)
- É a principal produtora de tomates e pepinos de toda a Finlândia, produzidos em estufas (ou seja, morarei numa fazenda)
- 90% da população fala sueco (ou seja, estudei finlandês por dois meses pra nada. Pelo menos sueco é mais fácil, dizem)
- A cidade é um cuzinho, sério mesmo. Procurem no Google Maps, deve ter umas 20 ruas, máximo (ou seja, não terei que andar muito)
- Fui matriculado numa escola equivalente ao Ensino Médio (ou seja, voltarei no tempo)
- A cidade não fica perto de NADA (ou seja, verei o mar e uns tomates o ano todo)

Por mais incrível que pareça, eu adorei a notícia. É muito melhor, sem dúvida alguma, ficar numa cidade pequena... Você acaba conhecendo quase todo mundo, nunca sai de casa sem encontrar alguém conhecido...
Além disso, lá eu não vou congelar o ano todo, só no outono e no inverno. O cara (Anders Nybacka) disse que lá eles tem as quatro estações. Não sei se ele estava falando das estações do Brasil (verão, outono, inverno, primavera) ou das da Finlândia (frio, mais frio, muito frio, lazarento de frio).
Mas tá, por enquanto eu to legal... Quanto à língua, eu tinha planos de aprender finlandês e russo enquanto estivesse lá. Agora eu mudei, vou aprender sueco e finlandês e deixo para aprender russo quando voltar.
Já baixei um material para aprender sueco, da mesma série daquele de finlandês (Teach Yourself).

Estou cada vez mais empolgado, nagada. Vocês não fazem ideia da diferença que faz saber exatamente pra onde você vai! Mando mais notícias ainda essa semana.

Beijundas!

Um comentário:

  1. com certeza, saber pelo menos a cidade que agente vai nossa, da mais ansiedade e vontade de ir. Não sei qual é melhor, cidade grande ou pequena, acho q pequena mesmo mas a minha nao é tao grande assim.

    ResponderExcluir